Comemorações dos 900 anos da Fundação de Portugal já têm comissão executiva

Saber | Cultura
  • Data

    18.09.26

O presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Pais, a gestora e editora Ana Rita Bessa, o gestor Pedro Pereira Gonçalves e o escritor e cronista Pedro Mexia integram a comissão executiva das Comemorações dos 900 anos da Fundação de Portugal, coordenadas pelo comissário-geral Paulo Portas.

Criadas pela resolução do Conselho de Ministros n.º 149/2026, de 17 de julho, as comemorações terão como primeiro grande marco os 900 anos da Batalha de São Mamede, a assinalar a 24 de junho de 2028.

À comissão executiva caberá elaborar o programa oficial das comemorações. Até ao final de 2026, deverá apresentar o programa dos primeiros três anos, centrado na evocação da Batalha de São Mamede.

As Comemorações dos 900 anos da Fundação de Portugal pretendem promover o conhecimento da História de Portugal, reforçar a identidade nacional e a consciência cívica e valorizar os acontecimentos fundadores do país.

A estrutura integra ainda um conselho geral, responsável por acompanhar e aprovar a programação, e uma comissão de Honra, presidida pelo Presidente da República e que integra os antigos chefes de Estado vivos.

O apoio administrativo, técnico e logístico ao Comissariado Nacional é assegurado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda