-
Data
23.04.25
A Direção-Geral das Artes (DGARTES) lançou, no âmbito do Programa de Cooperação Ibero-Americana Iberorquestras Juvenis, o projeto Mapeamento e Estudo sobre Prática Musical Inclusiva em Portugal, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre iniciativas que utilizam a música como ferramenta de inclusão social entre crianças, adolescentes e jovens.
A adesão de Portugal ao Iberorquestras Juvenis, aprovada em 2023 por proposta da DGARTES junto do Ministério da Cultura, marca um compromisso nacional com a promoção da prática musical como meio de desenvolvimento pessoal, artístico e comunitário, integrando a cooperação cultural no espaço ibero-americano.
Este projeto tem como finalidade principal a elaboração de um diagnóstico nacional sobre a prática musical inclusiva, permitindo identificar boas práticas, desafios e resultados obtidos por projetos em curso. A informação recolhida apoiará a definição de políticas públicas e incentivará a partilha de experiências no seio da comunidade artística e educativa.
Para isso, encontra-se aberta a inscrição de projetos que cumpram os seguintes requisitos:
1. Tipologia: Projetos de caráter artístico, educativo e comunitário, com abordagens e metodologias inovadoras que promovam a inclusão e o desenvolvimento pessoal e artístico através da música, com foco na inclusão de crianças, adolescentes e jovens de diferentes origens e com diferentes capacidades.
1. Participantes no Projeto: Crianças, adolescentes e jovens com idades entre os 8 e os 25 anos, principalmente de contextos económicos e/ou sociais vulneráveis, de diferentes contextos étnico-culturais, de sexualidades, identidades e/ou expressões de género diversas, ou com deficiência.
2. Experiência e Consistência: Projetos ou iniciativas com, pelo menos, 2 anos de atividade regular e que incluam apresentações públicas do trabalho desenvolvido.3. Direção Artística e/ou Coordenação: Projetos com uma direção Artística e/ou coordenação que assegure a qualidade, o planeamento e a organização das atividades musicais.
4. Formações musicais adaptadas: Projetos de formação instrumental ou vocal, em formatos e dimensões diversas, adaptadas às necessidades das pessoas participantes, que privilegiem, para além da música, práticas inclusivas e de acessibilidade.
5. Aprendizagem formal ou informal: Projetos que promovam uma aprendizagem formal ou informal, desde que cumpram os critérios anteriores e tenham um impacto significativo na prática musical inclusiva.
As entidades interessadas em integrar este mapeamento nacional devem preencher o formulário disponível online, AQUI.
Para esclarecimentos adicionais, está disponível o e-mail: internacional@dgartes.pt
Este projeto será complementado com Encontros Exploratórios, que decorrerão em breve, com o intuito de promover a troca de conhecimentos, experiências e visões sobre o papel da música na inclusão social de públicos jovens.
Fonte: DGARTES