Pedro Penim continua como diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II

Saber | Teatro
©TNDMII
  • Data

    11.12.23

Na sequência do concurso para o cargo de diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E., aberto a 19 de outubro, o júri designado indicou para a direção artística do TNDM II Pedro Penim, para um mandato de quatro anos, com início a 1 de janeiro de 2024 e termo a 31 de dezembro de 2027.

A candidatura de Pedro Penim distinguiu-se, segundo o júri, “pela solidez da sua proposta conceptual e programática, que, prevendo uma continuidade nos vetores de orientação do seu primeiro mandato como Diretor Artístico do TNDM II, acrescenta densidade ao trabalho que vem desenvolvendo, comprometido com a promoção da excelência artística, a diversidade estética, o alargamento de públicos, a acessibilidade, a visibilização de grupos sub-representados e o aprofundamento da coesão territorial pela cultura” (nota justificativa em anexo).

Este é o segundo concurso para as direções artísticas dos Teatros Nacionais em 2023, após o concurso para a direção artística do Teatro Nacional de São Carlos, concluído em junho. No âmbito da alteração legislativa aos estatutos do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São João e estatutos do OPART, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 95/2023, de 17 de outubro, o concurso foi instituído como o procedimento-regra para a designação dos diretores artísticos dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado.

Consulte, aqui, o comunicado.

Consulte, aqui, a nota justificativa do juri.

Sugestões de Agenda