Múmias e outras antiguidades guardadas. Há obras no Museu Nacional de Arqueologia

Saber | Museus
©Museu Nacional de Arqueologia
  • Data

    18.12.23

Pabasa, Irtieru e Horsurkhet são residentes do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) desde 1993. Durante quase trinta anos, estas múmias humanas fizeram parte da exposição de antiguidades egípcias do Museu, a maior do país, com 584 peças.

Esta semana foram realojadas. Até à conclusão das profundas obras de requalificação do MNA – o maior investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em museus, monumentos e palácios, no valor de 32,7 milhões de euros – ficarão guardadas num contentor com condições de temperatura e humidade reguladas, para garantir a sua conservação.

Por agora, a coleção egípcia, assim como as restantes coleções do Museu Nacional de Arqueologia, vai ter de esperar. "As nossas múmias não vão dormir esquecidas. Não, vão repousar, porque elas vivem eternamente. Vão preparar-se para, quando este museu abrir, se anunciarem a todos e saírem para a luz do dia, como os egípcios acreditavam, num museu completamente renovado, um museu do século XXI", declarou Maria José Albuquerque.

A reabertura do museu está prevista para 2026.

Saber mais: Portugal.gov.pt

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda