“GREENHOUSE” representa Portugal na 60ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2024

Saber | Cultura
©Jahmek Contemporay Art; ©Rui Sergio Afonso; ©Argenis Apolinario
  • Data

    14.12.23

A Direção-Geral das Artes comunicou a decisão final aos curadores convidados para apresentar um projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 60.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2024. Para este concurso limitado, com um montante financeiro global disponível de 385.000 € (trezentos e oitenta e cinco mil euros), foram convidadas três curadoras a apresentar uma proposta. A comissão de apreciação foi constituída por André Tecedeiro, Eduarda Neves, João Mourão e Paulo Carretas.

Foi selecionado o projeto artístico GREENHOUSE, desenvolvido por Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges e Vânia Gala, que "desafia lógicas instituídas de produção e representação artísticas, que tantas vezes reproduzem relações abissais entre curadores/artistas, criadores/críticos, arte/academia. O projeto desafia também noções monolíticas de identidade, cultura, nação e pertença, ao concetualizar uma alternativa de construção identitária que coloca no seu centro as intersecções entre ecologia, arte e política trazendo discussões internacionais para um pavilhão nacional".

A Representação Oficial Portuguesa, comissariada pela Direção-Geral das Artes, voltará a estar patente no Palácio Franchetti, entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.

Saber mais: DGARTES

Fonte: DGARTES

Sugestões de Agenda