Museu José Malhoa vai ser requalificado

Saber | Museus
©Portugal.gov.pt
  • Data

    07.10.22

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, presidiu à assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no valor de 410 mil euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

O museu «ocupa no panorama museológico nacional uma centralidade invulgar», já que foi o primeiro edifício projetado e construído de raiz como museu, em 1933, por iniciativa da sociedade civil, e integra o maior núcleo reunido de obras de pintura e escultura do seu patrono.

Por isto, tem «um papel central num itinerário nacional» e que justifica «uma satisfação redobrada» com o início da requalificação, disse Isabel Cordeiro, que acrescentou que «esta requalificação irá potenciar ainda mais o lugar central que este museu ocupa, estimulando a curiosidade e o diálogo com os diferentes públicos, mas também o seu posicionamento estratégico na região, no território e na afirmação dos museus enquanto lugares de conhecimento e bem-estar».

A obra, no valor de 410 mil euros, destina-se, em primeiro lugar, a corrigir fragilidades identificadas na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, responsáveis por infiltrações que põem em causa a conservação do acervo.

A intervenção, adjudicada à empresa Bel Heritage, vai incidir na substituição dos painéis de policarbonato da cobertura e na substituição dos revestimentos em telha cerâmica por outros em chapa de zinco.

Em segundo lugar, inclui conservação e desinfestação preventiva dos materiais da reserva do museu e pela reparação dos sistemas eletromecânicos.

Em terceiro, será a instalação de wi-fi e de soluções de interatividade, a criação de uma visita virtual e a digitalização de 1546 peças de acerco, em 2D e 3D, que passarão a estar disponíveis ao público.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda