Aprovado II Plano Nacional para a Juventude

Saber | Outros
  • Data

    12.08.22

O Conselho de Ministros aprovou o II Plano Nacional para a Juventude (II PNJ), um plano que visa reforçar a concretização dos direitos dos jovens, promovendo a sua emancipação e desenvolvimento pessoal, tanto a nível económico, como social.

O II PNJ é um plano transversal que contempla mais de 400 medidas para a Juventude e/ou com impacto na Juventude, com um valor de três mil milhões de euros em três anos (44% com origem em fundos europeus), sendo resultado de um amplo processo de auscultação junto dos jovens, dos representantes das organizações de Juventude, incluindo os contributos do Conselho Consultivo da Juventude.

O II PNJ contempla 425 medidas organizadas em cinco eixos prioritários, sendo o Eixo V alusivo a Cultura e Criação Livre: Pretende promover o acesso à fruição cultural e à livre criação, permitindo que os jovens possam ter acesso à cultura. 

A coordenação do II PNJ ficará a cargo do membro do governo responsável pela área da Juventude, tutelada pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que será coadjuvado por um grupo de representantes de diferentes áreas governativas e setoriais, devendo ser elaborado anualmente um relatório intercalar da sua execução.

Fonte: Portugal.gov.pt/

Sugestões de Agenda