Sessão de Apresentação do Estudo “CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020”

Saber | Cultura
  • Data

    28.06.22

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRAlentejo) irão apresentar no próximo dia 4 de julho, pelas 14h30, o Estudo “CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020”.

O presente Estudo foi realizado pelo OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais, no âmbito de um Acordo de Parceria estabelecido, entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O propósito deste estudo traduziu-se na realização de cinco objetivos:

I. efetuar o levantamento de sete dimensões da atividade dos municípios na área da cultura durante o mandato autárquico iniciado em 2017, designadamente: a caracterização do, ou dos, órgãos autárquicos responsáveis; os instrumentos formais de gestão; os recursos financeiros; os recursos humanos; os equipamentos culturais e o património cultural imóvel sob alçada municipal; redes culturais e programação municipal; o associativismo cultural.

II. caracterizar a avaliação que tanto as entidades como os agentes culturais ativos no território regional e municipal fazem da importância que a cultura assumiu no Programa Operacional Alentejo 2020.

III. identificar e caracterizar as visões estratégicas para a cultura no município e na região Alentejo até 2030.

IV. reunir contributos de todas as entidades inquiridas (municipais, intermunicipais, organizações do setor cultural e outros agentes relevantes) para a área da cultura no âmbito do programa da região Alentejo para 2030, designadamente a proposta de indicadores de avaliação e de linhas de intervenção.

V. identificar casos de boas práticas em políticas culturais à escala regional, tanto nacionais como internacionais.

O Presidente da CCDRA e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo convidam a estar presente nesta sessão, que contará com a apresentação do estudo, pelos seus coordenadores, os Professores José Soares Neves e Pedro Prista.

Saber mais: DRCAlentejo

Anexos:

Convite

 

 

 

Sugestões de Agenda