DGLAB divulga Relatório Estatístico RNBP 2020

Saber | Outros
  • Data

    07.12.21

​A Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) divulgou os resultados do inquérito realizado junto das das bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas com a publicação do Relatório Estatístico RNBP 2020.

Este inquérito destinou-se a recolher informações sobre os recursos existentes e os serviços disponibilizados nas bibliotecas municipais, nomeadamente no que se refere a coleções, equipamentos informáticos, pessoal, atividades de animação, entre outras.

Da análise dos dados estatísticos de 2020, nomeadamente da observação da sua evolução face a 2019, verificou-se "que a pandemia de Covid19 teve um forte impacto na atividade das bibliotecas. Efetivamente, entre 19 de março e 3 de maio de 2020 as bibliotecas públicas — a par de muitos outros serviços públicos — estiveram obrigatoriamente encerradas ao público", sendo que "fora deste período, e face às circunstâncias específicas de cada concelho, muitas bibliotecas permaneceram encerradas ao público por longos períodos e muitas delas, apesar de abertas ao público, reduziram muito significativamente os seus serviços habituais".

O inquérito relativo ao ano de 2020 foi dirigido a um universo de 239 bibliotecas municipais, tendo sido obtidas 233 respostas.

Consulte aqui o relatório da DGLAB.

Fonte: DGLAB

Sugestões de Agenda