Estratégia Nacional para a Arqueologia em auscultação pública

Saber | Arqueologia
  • Data

    06.05.21

O Grupo de Trabalho "Estratégia Nacional para a Arqueologia” foi criado por Despacho conjunto dos Gabinetes da Ministra da Cultura e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e tem como missão definir uma estratégia para a arqueologia portuguesa, abordando quatro temáticas: o plano nacional de trabalhos arqueológicos; a gestão de espólios arqueológicos; a arqueologia preventiva e de acompanhamento; e o impacto da agricultura intensiva e das ações de arborização e/ou rearborização sobre o património arqueológico.

Estas são questões complexas, com implicações profundas para a Arqueologia nacional. Por sua vez, a atividade arqueológica ocorre em dimensões – investigação, salvaguarda, conservação ou valorização – que influenciam a gestão do território, a economia, o turismo, a criação de emprego ou o sentimento comunitário de pertença.

Assim, é necessário iniciar uma ampla campanha de audição pública para que todos com interesse na matéria possam dar o seu contributo, uma vez que o Grupo de Trabalho, tal como explícito no Despacho que o criou, pode “solicitar a colaboração de quaisquer serviços ou organismos públicos, bem como de entidades, instituições, associações ou personalidades de reconhecido mérito”.

É agora o momento de dar oportunidade a todos os que queiram colaborar com o Grupo de Trabalho, sendo que todas as contribuições serão consideradas. Para tal, basta consultar as análises e preencher o inquérito em linha, disponível aqui.

O inquérito estará disponível para preenchimento até ao final de maio de 2021.

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda