À Margem do Cinema Português

Saber | Cinema
  • Data

    09.11.20

O projeto de investigação (2019-20) que resultou no livro "À Margem do Cinema Português" percorre o cinema produzido por realizadores afrodescendentes em Portugal a partir dos anos 2000.

O projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian teve coordenação de Michelle Sales (Universidade de Coimbra e Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

A investigação incluiu uma residência artística – Afroeuropeans - que proporcionou um espaço criativo e de diálogo para artistas afro-europeus, de modo a catalisar novos trabalhos cinematográficos, projetos em comum e formação de novas redes de colaboração.

O livro, disponível para consulta online, reúne estudos inéditos e entrevistas a realizadores como Vanessa Fernandes, Hamilton Trindade, Welket Bungué, Silas Tiny, Pocas Pascoal, Ângelo Torres, Ana Tica, Filipe Henriques, e analisa e aprofunda questões políticas e identitárias tangenciais aos modos contemporâneos de pensar, sentir e existir afro-europeus em contextos urbanos pós-coloniais e pós-industriais em crise.

Fonte: Gulbenkian

Saber mais: À Margem do Cinema Português (pdf)

Sugestões de Agenda