Programa de apoio à mobilidade i-Portunus regressa em 2021

Saber | Apoios
©i-Portunus
  • Data

    30.07.20

O projecto-piloto I-Portunus, criado no âmbito do programa Europa Criativa, viabilizou a mobilidade de 337 profissionais das artes performativas e visuais, contribuindo para que estes alcançassem novas competências e alargassem as suas redes de contactos.

A Comissão anunciou recentemente que este projeto será incorporado no próximo quadro do Europa Criativa (2021-2027) sendo que o âmbito do programa será alargado de modo a abranger todos os sectores culturais (excepto o audiovisual).

Foi ainda divulgado o relatório "Artists Abroad: i-Portunus the EU’s First Mobility Scheme for Culture" que constata o sucesso deste projecto-piloto tanto em termos do número de candidatos como do feedback dos participantes.

O projeto i-Portunus enquadra-se no conjunto de iniciativas lançadas pela Comissão Europeia com o objetivo de identificar novos modelos operacionais de apoio à mobilidade, de curta duração, de artistas e profissionais da cultura, aos quais os artistas se pudessem candidatar diretamente. Tais modelos operacionais deverão ser implementados no futuro Programa Europa Criativa 2021-2027.

Consulte o relatório aqui.

Fonte: Europa Criativa

Sugestões de Agenda