CNB - TEMPORADA 2018/2019

Saber | Dança
  • Data

    18.09.18

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta a sua temporada 2018/2019 com uma programação que percorre o ballet clássico, obras do modernismo e dança contemporânea.

Ao longo da temporada 2018/2019, programada pelo anterior Diretor Artístico, Paulo Ribeiro, a CNB apresenta 3 novas criações, juntamente com 4 obras do seu repertório que voltam agora à cena.

As apresentações dividem-se entre o Teatro Camões, em Lisboa, as digressões nacionais e internacionais.

As digressões nacionais iniciam-se em setembro, no Porto, e até final de 2018 passam ainda por Fafe e Almada, as restantes datas e cidades serão apresentadas posteriormente. Olhos Caídos, A Tecedura do Caos e S, A Perna Esquerda de Tchaikovski, Contos do Abstrato juntamente com Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações e ainda O Quebra-Nozes são os espetáculos em digressão. 

Internacionalmente para além da deslocação ao Luxemburgo está confirmada a presença da CNB no México, em novembro, integrando a comitiva de Portugal, país convidado da Feira do Livro de Guadalajara 2018, com o bailado Lídia, com coreografia de Paulo Ribeiro e música de Luís Tinoco.

No âmbito do Ano Cultural Portugal – China o Teatro Camões recebe, nos dias 30 e 31 de março de 2019, o Ballet Nacional da China que pela primeira vez se apresenta em Portugal. O programa reúne: Pas De Quatre, coreografia de Sir Anton Dolin, o Pas –de –Deux do III ato do bailado Dom Quixote, com coreografia de Rudolfo Nureyev e ainda duas obras do coreógrafo francês Roland Petit: L’Arlesienne e Carmen.

Os Ensaios Gerais Solidários marcam presença nesta temporada, nos programas La Valse/ A Sagração da Primavera, O Quebra-Nozes, Dom Quixote e 3 Coreógrafos.

Os projetos direcionados ao público escolar dividem-se em três programas, os Projetos de Aproximação à Dança, Sessões de Espetáculo Para Escolas e De Que É Que Tens Medo?. Os projetos para escolas integram os espetáculos: La Valse/A Sagração da Primavera, O Quebra-Nozes e Dom Quixote.

De 19 a 30 de setembro estarão à venda, no Teatro Camões e no Teatro Nacional de São Carlos, assinaturas para toda a temporada, uma oportunidade única para adquirir bilhetes com descontos até 40%.

Outra grande novidade para este ano é a abertura do Bar do Teatro, com espaço privilegiado de esplanada em frente ao rio Tejo. A funcionar desde o início de setembro de 2018, o Bar do Teatro oferece um serviço de cafetaria com refeições ligeiras preparadas pelo chef Stephane Gallou.

Fonte: Companhia Nacional de Bailado

Saber mais: Companhia Nacional de Bailado

Sugestões de Agenda