Penacova

Igreja e Mosteiro de Lorvão

Monumentos | Património
© Turismo de Portugal

Envolta em diversas lendas, a fundação do Mosteiro de Lorvão tem vindo a ser recuada até ao século VI, época em que, pela primeira vez, foi identificada a paróquia suevo-visigótica de "Lurbane". Muito embora subsista uma pedra de mármore com ornato visigótico (mas há também vestígios arqueológicos de uma villa romana), é mais correto, na perspetiva historiográfica atual, considerar a sua fundação na sequência da primeira reconquista de Coimbra (878), data a partir da qual surgem as primeiras referências documentais conhecidas. 

Depois de uma fase inicial na posse dos monges eremitas de Santo Agostinho (dos quais se encontraram esqueletos) ou sem regra fixa, o mosteiro adotou, em meados do século XI, a Regra Beneditina, que se manteve até 1200, quando passou para a Ordem de Cister. Nesta data, não apenas se adotou a nova reforma cisterciense, como o mosteiro passou a ser feminino, tendo por invocação Santa Maria. Deve-se esta profunda mudança, que implicou, naturalmente, adaptações nos espaços, a D. Teresa, filha do rei D. Sancho I, que aqui viveu até à data da sua morte, em 1250, encontrando-se sepultada na igreja juntamente com sua irmã, D. Sancha (urnas executadas pelo ourives portuense Manuel Carneiro da Silva, em 1714).

A atualização do mosteiro teve início nos últimos anos do século XVI, incidindo, em primeiro lugar, no claustro, numa linguagem renascentista, onde se incluem várias capelas e a que se acrescentou, em 1677, as varandas, já de pendor mais próximo do barroco. Foi, no entanto, o ciclo barroco que mais marcou o mosteiro, intimamente relacionado com o culto oficializado às Santas Rainhas, cujo processo terminou em 1724. A igreja foi reconstruída e o seu traçado denota toda uma influência de Mafra, "mas numa versão requintada e esbelta em que o autor se movimenta com à-vontade, dominando com segurança as proporções e a gramática decorativa do classicismo, dando emotividade aos entablamentos".

Fonte: DGPC

Como chegar

Plus Code: 7M5M+Q2 Lorvão

R. Evaristo Lopes Guimarães, 3360-106 Lorvão

Ver direções
Penacova - Ver direções
Horário

Inverno: 

09h30 - 13h00 / 14h00 - 17h30

Verão:

09h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00

Encerra: 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 01 de maio, 25 de dezembro

Preço

Bilhete geral: 3€

Contacto

Tel.: (+351) 239 095 732

Email: mosteirodelorvao@cm-penacova.pt 

Website: cm-penacova.pt

Sugestões de Agenda