PRR: Secretária de Estado da Cultura no Mosteiro da Batalha para a apresentação pública das intervenções de conservação e restauro

Saber | Cultura
©Mosteiro da Batalha
  • Data

    26.01.23

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e o Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, deslocar-se-ão no próximo dia 27, sexta-feira, ao Mosteiro da Batalha, no âmbito da apresentação pública das intervenções de conservação e restauro dos Claustros D. João I e D. Afonso V, no quadro do PT 2020 e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia pública contará com as intervenções referidas no programa em anexo e com uma visita às obras de conservação e restauro, culminando com a inauguração da Loja do Mosteiro.

As intervenções de conservação e restauro dos Claustros D. João I e D. Afonso V, do Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha, que se prevê estarem concluídas a 15 de maio de 2023, foram realizadas no âmbito de um programa de investimentos mais alargado de restauro e reabilitação dos imóveis afetos à DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, nomeadamente dos que integram a lista do Património Mundial da UNESCO.

O valor global do investimento nestas ações foi superior a 1 milhão e 100 mil euros, suportado em 85% por fundos comunitários do Centro 2020 e 15% por verbas nacionais. Na intervenção de conservação e restauro dos claustros foram investidos 579.659 euros; na adaptação de espaços para portaria e criação da nova loja foram investidos 512.978 euros; e na componente de estudos e projetos 30.528 euros.

Os investimentos no Mosteiro da Batalha vão continuar, agora no âmbito do PRR, com um investimento total de 1.610.400 euros, a ser executado até final de 2025. Este investimento prevê um conjunto de intervenções, nomeadamente:

- Recuperação das coberturas da Sala do Capítulo;
- Requalificação do Jardim do Claustro;
- Revisão do sistema elétrico/PT e de equipamentos de segurança integrada;
- Conservação e restauro das Capelas Imperfeitas;

Está ainda prevista a implementação de um Plano de Intervenção de Conservação e Restauro da pedra das fachadas e do interior da igreja no valor estimado de 2.500.000 euros, que a DGPC pretende desenvolver de forma faseada, para o que irá promover a respetiva candidatura aos fundos comunitários do PT 2030.

Novo Banco cede três obras ao MCCB

A Secretária de Estado da Cultura estará ainda presente na cerimónia que assinala a cedência de obras da coleção de pintura do novobanco ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), no âmbito do projeto “novobanco cultura”.
Este programa, criado em 2018, permitiu já a apresentação de 97 obras nos circuitos expositivos de 38 museus de todo o país.

Fonte: Ministério da Cultura

Sugestões de Agenda