Museu Nacional de Arte Contemporânea vai ser ampliado

Saber | Museus
©MNAC
  • Data

    18.01.23

O Museu Nacional de Arte Contemporânea vai ter obras de ampliação, para duplicar as áreas de reservas e exposições, anunciou, ontem, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no ato de doação de duas pinturas, uma de Amadeo de Souza Cardoso e outra de Manuel D’Assumpção, em Lisboa.

«Numa altura em que vamos lançar um novo museu, Museu de Arte Contemporânea - CCB, de perfil mais internacional, fazemos aqui um virar de página, uma ambição mais renovada no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, com um perfil mais nacional. Para isso, precisamos de alargar, quer o espaço de reservas, quer o espaço expositivo», disse.

«Para já vamos fazer o projeto e com isso teremos uma noção mais exata do que será o montante do investimento», disse.

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, afirmou que "este ano será lançado o concurso para o projeto de arquitetura, e que em 2024 deverão começar as obras, sem que haja necessidade de encerrar o museu".

O Museu já tinha sido ampliado, para o edifício do Governo Civil, na Rua Capelo, em 2015, estabelecendo-se mais tarde a ligação ao edifício original do museu, na Rua Serpa Pinto, mas havia o objetivo de uma expansão que abrangesse todas as áreas, o que foi tornado possível aproveitando uma área devoluta do antigo Convento de São Francisco que alojava uma esquadra da PSP e que foi transferida para a área da Cultura em 2015.

Um dos principais problemas do museu era a exiguidade do espaço para mostrar uma das mais importantes coleções públicas de arte do País. O MNAC-MC, criado em 1911, possui um acervo de quase 5000 peças de arte, desde 1850 à atualidade.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda