Patrícia Portela vence II Bolsa de Residência Literária Camões Madrid

Saber | Apoios
  • Data

    20.09.22

Patrícia Portela será a autora residente em Espanha, no âmbito II Bolsa de Residência Literária em Madrid. O júri foi composto pela Embaixada de Portugal em Espanha, pelo Camões I.P, e pela DGLAB.

Publicada pela Caminho, a autora de performances e obras literárias, tem vindo a explorar um trabalho artístico transdisciplinar, sendo reconhecida pelo ecletismo da sua obra. 

Em Madrid, trabalhará num livro que tem como ponto de partida o quadro El 3 de mayo en Madrid ou Los fusilamientos de Goya. Após a invasão de Espanha por Napoleão, uma grande parte da população em Madrid tenta evitar a retirada do Infante Francisco de Paula de Bourbon para França. Esta revolta, violentamente contida pelos militares franceses, torna-se na conhecida Revolta 3 de mayo de 1808 que terminou com mais de 400 vítimas entre as quais os 44 revolucionários que foram mortos entre 2 e 3 de maio na colina do Príncipe Pío. O trabalho de preparação desta obra será desenvolvido em colaboração com o Museu do Prado.

A Bolsa de Residência Literária integra o programa anual de Ação Cultural Externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura.

Fonte: DGLAB

Sugestões de Agenda