Portugal é país convidado da Festa do Livro da Colômbia

Saber | Literatura
  • Data

    31.08.22

A 16.ª edição da Fiesta del Libro y la Cultura, o segundo evento literário mais importante da Colômbia e o principal na cidade de Medellín, tem início a 09 de setembro de 2022, subordinada ao tema Tiempo de imaginarPortugal é o país convidado e contará com a presença de vários escritores, exposições e uma celebração da obra de José Saramago.

A participação portuguesa tem a curadoria de Jerónimo Pizarro e Pedro Rapoula e contará com a presença de uma delegação de autores na qual se destacam Bruno Vieira Amaral, João Macdonald, José Luís Peixoto, Luís Cardoso, Mafalda Milhões, Maria Quintans e Mariana, a Miserável. Em Medellín, estarão presentes também Pilar del Rio, na qualidade de Presidente da Fundação Saramago, Carlos Reis, Comissário para o centenário de José Saramago e Ricardo Viel, coautor do livro “Saramago, os seus nomes. Um álbum biográfico”, estando prevista a sua participação em diversas iniciativas que marcarão o centenário do nascimento do Prémio Nobel português, entre as quais o encontro de Pilar del Rio com o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez.  

A presença portuguesa na Fiesta del Libro y la Cultura tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Embaixada de Portugal em Bogotá e da Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa da Universidad de Los Andes, bem como do Grupo Jerónimo Martins.

Na edição de 2021, este evento teve cerca de 600 mil visitantes em apenas 8 dias. Da programação constaram cerca de 30 escritores de 20 países do mundo, 45 conferências, 110 lançamentos de livros e 120 horas de programação artística, tendo contado com a presença dos portugueses Inês Fonseca Santos e André Letria.

Saiba mais sobre a programação de Portugal AQUI.

Fonte: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Sugestões de Agenda