Ministro da Cultura anuncia reforço de verbas para o FATC

Saber | Cinema
©Portugal.gov.pt
  • Data

    12.08.22

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou o reforço de verbas destinadas ao FATC para fazer face à enorme procura de Portugal como destino de filmagens. Este fundo existe desde 2018 e já apoiou mais de 130 projetos com cerca de 46 milhões de euros, correspondendo a um investimento global em Portugal de 171 milhões de euros.

Pela primeira vez este ano, a dotação alocada esgotou rapidamente com os primeiros 19 projetos de um total de 50 candidaturas, sendo que todas elas cumpriam os requisitos. 

Numa declaração à imprensa, Pedro Adão e Silva referiu que «foi surpreendente termo-nos deparado com esta procura, porque quando este sistema de incentivos foi desenhado a expetativa nunca foi a de conseguirmos esgotar a dotação. A boa notícia é que os 31 projetos que ficaram em lista de espera do total das 50 candidaturas também terão financiamento. Estamos a trabalhar numa solução com os ministérios da Economia e das Finanças para o reforço deste fundo».

«Este aumento da procura de Portugal como destino de filmagens reflete bem o interesse das produtoras em gravar em Portugal e o sucesso da aposta das políticas publicas neste sistema», sublinhou o Ministro.

Leia, aqui, o comunicado na íntegra.

Fonte: Gabinete do Ministro da Cultura

Sugestões de Agenda