Ângela Ferreira e Catarina Simão na 17.ª Bienal de Istambul

Saber | Artes
© Matthias Knoch
  • Data

    17.08.22

As artistas portuguesas Ângela Ferreira e Catarina Simão estão entre os mais de 80 artistas e coletivos que participam na 17.ª Bienal de Istambul, que irá decorrer entre 17 de setembro e 20 de novembro naquela cidade da Turquia.

Ângela Ferreira, cuja participação foi "selecionada diretamente pela equipa curatorial da bienal", irá apresentar a instalação "Zip Zap Circus School", segundo comunicado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).

"Zip Zap Circus School" (2000-2022) é, de acordo com a DGARtes, que apoia a participação da artista na bienal, "uma estrutura temporária que explora a ideia de arquitetura como algo que se deseja ou um sonho para o qual se trabalha".

Catarina Simão, artista e investigadora nas áreas do filme, vídeo e instalação, trabalha desde 2009 com a noção de Arquivo, abordando sobretudo a história anticolonial e de independência de Moçambique.

As suas obras já foram mostradas em locais como o Museu de Serralves, no Porto, ou o Museu Rainha Sofia, em Madrid.

A Bienal de Istambul, organizada pela Istanbul Foundation for Culture and Arts (iKSV), foi fundada em 1987 e "tem como principais objetivos a criação de um espaço de afirmação de novas tendências na área da arte contemporânea, assumindo-se como um ponto de encontro e de convergência, em Istambul, entre artistas e públicos de diversas culturas".

Fonte: Lusa

Sugestões de Agenda