Investir no nosso património é preservar a nossa cultura

Saber | Património
©twitter.com/antoniocostapm
  • Data

    02.06.22

"Investir no nosso património significa investir na preservação da nossa cultura, no que são as marcas da nossa identidade que foi sendo construída ao longo dos séculos", disse o Primeiro-Ministro António Costa na inauguração do Museu do Tesouro Real, localizado na ala poente do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

O Primeiro-Ministro referiu que "o Plano de Recuperação e Resiliência prevê um investimento de 243 milhões de euros em património cultural", referindo que "estão em andamento as obras de recuperação e requalificação da Sé de Lisboa e do Mosteiro da Batalha, e está em construção, para inauguração nos 50 anos do 25 de Abril, o Museu da Resistência e da Liberdade no Forte de Peniche", entre outros.

O Primeiro-Ministro agradeceu a conclusão do projeto ao arquiteto João Carlos Santos, que coordenou toda a equipa, e que encerrou "a longa lista de arquitetos que, ao longo de 226 anos, foram elaborando sucessivos projetos que ficaram por concretizar – o que seria uma magnífica exposição".

Agradeceu ainda ao diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, aos Ministros da Cultura Castro Mendes e Graça Fonseca, e aos Presidentes da Câmara, Fernando Medina e Carlos Moedas, que permitiram a realização desta obra.

A sessão foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo estado presentes o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e da Cultura, Isabel Cordeiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Leia, aqui, a notícia na íntegra.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda