Candidaturas Abertas: Juventude, Saúde Mental e Cultura

Saber | Cultura
©Voices of Culture
  • Data

    20.06.22

A plataforma Vozes de Cultura (Voices of Culture) convida a participar, na discussão com a Comissão Europeia, representantes dos setores cultural e criativo e doutros setores relevantes (organizações profissionais, instituições culturais, ONGs, redes europeias, fundações, organizações privadas, entre outros) com experiência relevante nos temas da Juventude, Saúde Mental e Cultura que queiram contribuir para este tema.

Por todo o mundo e pela União Europeia existem inúmeros projetos criativos e culturais que abordam, a diferentes níveis, a saúde mental e o bem-estar dos jovens, em termos de promoção, prevenção, tratamento e gestão.

O terceiro tópico de Vozes da Cultura 2021-2023 pretende gerar projetos e recomendações de políticas para os setores cultural e criativo e para os decisores políticos, sobre como estes setores podem contribuir para melhorar a saúde mental dos jovens.

Os candidatos bem-sucedidos serão convidados a participar numa reunião de “brainstorming” no Instituto Goethe em Bruxelas entre os dias 4 e 5 de outubro de 2022 e numa reunião de diálogo no mesmo instituto a 8 de dezembro de 2022 com a Comissão Europeia para partilharem os seus contributos nas três áreas de discussão sugeridas:

A. Evidências no contributo dos setores culturais e criativos na melhoria da saúde mental e do bem-estar dos jovens, a nível nacional e internacional.
B. Sinergias com outros campos políticos (saúde, educação, bem-estar social, etc.) para maximizar resultados.
C. Exemplos de intervenções onde existam provas robustas de resultados positivos, particularmente em jovens desfavorecidos. Condições para o sucesso dessas intervenções.

As candidaturas decorrem até ao dia 13 de julho de 2022.

Saber mais: Voices of Culture

Sugestões de Agenda