Gender gaps in the cultural and creative sectors

Saber | Cultura
  • Data

    18.04.22

Já se encontra disponível, para consulta online, o Relatório do grupo de trabalho MAC (método aberto de coordenação) de peritos dos Estados-Membros, da Comissão Europeia, alusivo ao tema "Gender gaps in the cultural and creative sectors".

O Plano de Trabalho para a Cultura 2019-2022 seleciona a igualdade de género como uma das cinco prioridades setoriais para a ação da UE.

O objetivo deste documento é fornecer informação sobre os desafios que as mulheres enfrentam nos setores culturais e criativos, bem como realizar uma revisão de literatura e preparar um estudo que identifique a situação das mulheres artistas e profissionais dos setores culturais e criativos (SCCs), e ainda mapear as recomendações internacionais existentes com vista a alcançar a igualdade de género nesses setores.

Este relatório resume os principais desenvolvimentos políticos e recomendações feitas em relação aos setores culturais e criativos (SCCs) e género por órgãos como a UE, o Conselho da Europa, a UNESCO e a OIT, culminando com uma série de conclusões e recomendações para a reflexão do Grupo de Trabalho MAC.

Consulte aqui o Relatório.

Fonte: União Europeia

Sugestões de Agenda