Ribeiro Telles coordena programa dos 200 anos da independência do Brasil

Saber | Cultura
  • Data

    21.12.21

Foi publicado, em Diário da República Eletrónico, o despacho nº 12355/2021, que designa o embaixador Francisco Ribeiro Telles para a função de coordenador, na área governativa dos negócios estrangeiros, do programa de ações a empreender por Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil.

O despacho, assinado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, refere que "É de todo o interesse para Portugal associar-se à efeméride do segundo centenário da independência do Brasil, que se comemorará em 2022. Esta será uma excelente ocasião para, lembrando a singularidade do processo que conduziu a essa independência e a sua importância na época, assinalar a excelência das relações entre os povos português e brasileiro, bem como evidenciar as oportunidades de desenvolvimento da relação entre os dois países, em todos os domínios. A cooperação entre Portugal e Brasil, no âmbito das comemorações da independência deste, ficou consagrada no Memorando de Entendimento entre o Ministério da Cultura da República Portuguesa e o Ministério da Cultura da República Federativa do Brasil, assinado no Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 2018. E o convite para a associação de Portugal a essas comemorações tem sido renovado, em distintas ocasiões, pelas autoridades brasileiras".

O mesmo diploma refere que "Pretende-se também assegurar a coerência das ações da efeméride em apreço com outras ações igualmente relevantes a terem lugar em 2022, nomeadamente, as comemorações do 1.º centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, a participação como país-tema na Bienal do Livro de São Paulo ou as comemorações do 1.º centenário do nascimento de José Saramago".

Consulte aqui o presente diploma.

Sugestões de Agenda