Prémio da União Europeia para a Literatura

Saber | Livro
  • Data

    11.11.21

Frederico Pedreira foi um dos autores galardoados da edição de 2021 do Prémio da União Europeia para a Literatura pela sua obra “A Lição do Sonâmbulo”.

Nascido em Lisboa, em 1983, o escritor português é mestre pelo Royal Holloway University of London e concluiu doutoramento em Teoria Literária na Universidade de Lisboa. Publicou até ao momento seis livros de poesia, dois romances, uma colectânea de contos e um livro de ensaios ao qual foi atribuído, em 2016, o Prémio INCM/Vasco Graça Moura pelo melhor ensaio em ciências humanas.

A cerimónia de entrega do Prémio da União Europeia para a Literatura teve lugar a 9 de novembro último, em Bruxelas, e contou com a presença da Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, bem como de Sabine Verheyen, presidente da Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu, e de Vasko Simoniti, ministro da Cultura da República da Eslovénia, em representação da atual Presidência eslovena do Conselho da União Europeia.

A comissária Mariya Gabriel referiu-se a este prémio como uma celebração da diversidade cultural que a Europa tem para oferecer, afirmando ainda que o mesmo “promove o acesso dos cidadãos da UE à literatura europeia contemporânea e reforça a visibilidade dos escritores europeus”.

O Prémio da União Europeia para a Literatura é atribuído regularmente, desde 2009, a escritores de ficção emergentes, oriundos dos 41 países que integram o Programa Europa Criativa, merecendo o apoio financeiro deste programa. O galardão tem como objetivos realçar a criatividade, diversidade e relevância da produção literária europeia contemporânea no domínio da ficção, promover a circulação das obras produzidas no espaço europeu, encorajando o interesse de um público mais alargado e contribuindo para a divulgação dos autores laureados junto de uma comunidade de leitores que transcende as fronteiras nacionais e linguísticas.

A atribuição do prémio é da responsabilidade de um consórcio constituído pelo Conselho dos Escritores Europeus, pela Federação Europeia de Editores e pela Federação Europeia e Internacional de Livreiros.

Sugestões de Agenda