Comissão Europeia propõe espaço comum europeu de dados

Saber | Património
  • Data

    11.11.21

A Comissão Europeia publicou recentemente uma recomendação para um espaço comum europeu de dados para o património cultural.

O objetivo da Recomendação é de "acelerar a digitalização de todos os monumentos, locais, objetos e artefactos de interesse histórico do património cultural, em benefício das gerações futuras, bem como proteger e preservar o património que se encontra em risco e impulsionar a sua reutilização em domínios como a educação, o turismo sustentável e os setores cultural e criativo".

A plataforma cultural digital europeia Europeana estará na base da construção deste espaço comum de dados para o património cultural o que permitirá que museus, galerias, bibliotecas e arquivos em toda a Europa possam partilhar e reutilizar as imagens digitalizadas do património cultural, tais como modelos 3D de locais de interesse histórico e digitalizações de alta qualidade de pinturas.

A Comissão incentiva os Estados-Membros a digitalizarem, até 2030, todos os monumentos e locais de interesse histórico que se encontrem em elevado risco de degradação.

Consulte aqui a Recomendação.

Fonte: Comissão Europeia

Sugestões de Agenda