Assinatura contratos PRR nos Mosteiro da Batalha e de Alcobaça

Saber | Património
@twitter.com/cultura_pt
  • Data

    15.11.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, participaram, no dia 13 de novembro, nas cerimónias de assinatura dos contratos interadministrativos de cooperação para as intervenções previstas no Mosteiro da Batalha e no Mosteiro de Alcobaça, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na Batalha, foi assinado o contrato entre o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), e do Município para a intervenção prevista para o Mosteiro da Batalha, num investimento global de cerca de 1,8 milhão de euros, sendo que a obra deverá iniciar-se no segundo trimestre de 2023 e estar concluída no final de 2024.

Em Alcobaça, foi assinado o contrato entre o Ministério da Cultura, através da DGPC e do GEPAC, e do Município para a intervenção prevista para o Mosteiro de Alcobaça, que deverá começar no terceiro trimestre de 2023 e estar terminada no fim de 2024, numa intervenção, que conta com um investimento na ordem dos 4,4 milhões de euros.

O Plano de Recuperação e Resiliência compreende uma componente exclusivamente dedicada à Cultura, com um valor global que ascende aos 243 milhões de euros. Deste investimento, 150 milhões de euros destinam-se à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros serão afetos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património. 

Sugestões de Agenda