Assinatura contratos PRR no Museu Nacional Machado de Castro, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Museu Monográfico de Conímbriga

Saber | Património
©twitter.com/cultura_pt
  • Data

    15.11.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, participaram, no dia 12 de novembro, nas cerimónias de assinatura dos contratos para as intervenções previstas no Museu Nacional Machado de Castro e no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e no Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Neste âmbito, foram assinados contratos interadministrativos de cooperação, entre o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural (DPGC), da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), e o Município de Coimbra. Estes contratos abrangem a realização da empreitada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, num investimento que ultrapassa os 2 milhões de euros. A obra deverá arrancar no segundo trimestre de 2023 e estar concluída no final de 2024. 

Em Condeixa-a-Nova foi assinado o contrato entre o Ministério da Cultura, através da DGPC e do GEPAC, e o Município para a intervenção no Museu Monográfico de Conímbriga, num investimento total que ultrapassa os 5 milhões de euros. A obra deverá ter início no segundo trimestre de 2023 e estar igualmente concluída no final de 2024.

O Plano de Recuperação e Resiliência compreende uma componente exclusivamente dedicada à Cultura, com um valor global que ascende aos 243 milhões de euros. Deste investimento, 150 milhões de euros destinam-se à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros serão afetos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património. Estes investimentos vão salvaguardar e valorizar o património cultural e natural, promover o emprego e a atração de novos públicos, fortalecendo as redes no território.

Sugestões de Agenda