Nicole Costa é a nova diretora dos museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso

Saber | Museus
  • Data

    10.09.21

Nicole Costa é a nova diretora dos museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso no decurso do procedimento concursal de seleção internacional, lançado em julho de 2020, pela Direção Regional de Cultura do Centro, entidade que tutela o Museu José Malhoa e respetiva unidade orgânica (onde estão integrados o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré).

"Envolver para Desenvolver" foi a base da estratégia apresentada por Nicole Costa para o Museu José Malhoa, sendo que a partir dos conceitos de Comunidade, Território e Arte, apresentou uma "visão clara e inspiradora do Museu e do seu papel social e cultural". 

Nicole Costa é doutorada em Antropologia, pela Universidade Federal de Pernambuco. "Ao longo dos seus vinte anos de atividade profissional geriu e coordenou vários projetos transversais à cultura e à educação, passando pela área social, tendo sido premiada por vários destes projetos. Desde 2019, é gestora geral do Paço do Frevo, um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música, na cidade de Recife".

Ao procedimento concursal apresentaram-se 11 candidatos, 8 nacionais, 3 internacionais. Nicole Costa destacou-se, por unanimidade do júri, dos restantes candidatos em todos parâmetros de avaliação, tendo sido selecionada com uma classificação de 17,8 valores.

Fonte: DRCC

Sugestões de Agenda