André Carrilho vence Prémio Nacional de Ilustração

Saber | Prémios
©André Carrilho
  • Data

    15.09.21

André Carrilho venceu a 25ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com o livro "A menina com os olhos ocupados".

O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração referente às obras publicadas em 2020, a André Carrilho, pelo conjunto de ilustrações do livro "A menina com os olhos ocupados", publicado pela Bertrand. As Menções Especiais foram atribuídas a Nicolau pelas ilustrações da obra "1.º Direito", com texto de Ricardo Henriques, publicada pela editora Pato Lógico; e a Eduarda Lima, pelas ilustrações da obra "O protesto", com texto da própria, publicada pela Orfeu Negro.

Segundo o júri, a obra vencedora destaca-se pela "excecional qualidade da manipulação da aguarela em todas as suas potencialidades, imprimindo-lhe movimento, expressividade e profundidade e que o autor explora uma temática atual e premente, sem descurar o imaginário ligado à infância, potenciando simultaneamente o vínculo entre adultos e crianças".

Concorreram a esta 25ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, 76 obras publicadas em 2020 por 39 editoras e outras entidades com atividade editorial, de 56 ilustradores.

O Prémio Nacional de Ilustração, criado em 1996, é atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pretende promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade. 

Fonte: DGLAB

Sugestões de Agenda