Governo lança programa "IVAucher: o IVA que vai e volta"

Saber | Cultura
©João Bica/Portugal.gov.pt
  • Data

    02.06.21

O Governo lançou o programa "IVAucher: o IVA que vai e volta" que permite acumular, a partir de 1 de junho, o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração, e usá-lo posteriormente como forma de benefício nestes setores.

Na prática, qualquer contribuinte poderá acumular o IVA gasto em alojamento, restauração ou cultura, entre os meses de junho e agosto, e utilizá-lo em forma de desconto - até 50% do valor da factura - entre outubro e dezembro em gastos nos mesmos setores.

O valor total do IVA, pago pelos contribuintes, é automaticamente apurado, durante o mês de setembro, podendo o benefício acumulado ser consultado posteriormente no Portal das Finanças (e-fatura) ou na app e-factura.

A apresentação do programa "IVAucher: o IVA que vai e volta" decorreu no dia 31 de maio, em Lisboa, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, estando presentes o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, António Mendonça Mendes, e a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Saber mais: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda