Bernardo P. Carvalho vence Prémio Nacional de Ilustração

Saber | Prémios
  • Data

    19.11.20

Bernardo P. Carvalho, com o livro Hei Big Bang! (Ninguém disse que era fácil), com texto de Isabel Minhós Martins e publicado pela Planeta Tangerina, é o vencedor da 24ª. edição do Prémio Nacional de Ilustração. 

Sobre a obra vencedora, o júri destacou a "maturidade revelada pelo ilustrador, apreciou a sua originalidade e insatisfação, a procura sistemática a que o autor vai sujeitando o seu trabalho, com resultados sempre surpreendentes e de elevada qualidade. A relação do texto e imagem, assim como a paginação e suportes, resultam num objecto interessante, sugestivo e original. O cuidado e sensível jogo de cores, incluindo a definição de brancos e pretos, assinalável na sua qualidade de discurso, proporcionam ritmo e uma rica intensidade narrativa".

Concorreram a esta 24ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, 63 obras publicadas em 2019 por editoras e outras entidades com atividade editorial, de 48 ilustradores e textos de 57 autores

O Prémio Nacional de Ilustração foi criado em 1996 e é atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pretende promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade.

Fonte: DGLAB

Sugestões de Agenda