Acordo colaboração para dinamização Rota Memorial do Convento

Saber | Património
©Fundação José Saramago
  • Data

    13.11.20

A Fundação José Saramago assina, no dia 16 de novembro, um acordo de colaboração para a dinamização da Rota Memorial do Convento, com as Câmaras Municipais de Loures, Mafra e Lisboa.

O protocolo será assinado na sede da Fundação José Saramago (FJS), no dia do 98.º aniversário do Nobel da Literatura, e visa a promoção de um site sobre a rota bem como articulação de todos os mecanismos para a sua dinamização.

A Rota Memorial do Convento segue a narrativa de Saramago, que se torna um "ponto literário aglutinador de momentos e monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, entre Lisboa e Mafra, passando por Loures", unindo "pontos de interesse patrimonial situados em Sacavém, Santo António dos Cavaleiros, Unhos, Santo Antão do Tojal, Fanhões, Malveira, Mafra e Cheleiros".

A Rota segue através de bens imóveis classificados, da Praça do Comércio à Casa dos Bicos/Fundação José Saramago, em Lisboa, passa pelo Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, no concelho de Loures, e pelo Palácio e Convento de Mafra.

O projeto enquadra-se no Programa Operacional Regional de Lisboa 2014/2020, tendo tido um financiamento total de 392.397,20 euros, parcelado pelos três municípios.

Fonte: RTP

 

 

Sugestões de Agenda