Festival Saúde Mental 2019

Saber | Festival
  • Data

    24.10.19

De 1 a 23 de novembro de 2019 terá lugar o MENTAL - Festival de Saúde Mental, que decorrerá nas cidades de Lisboa e Porto. 

O presente Festival tem como objectivo primordial abordar a questão da saúde mental, sendo que a "plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral".

A programação prevê a realização de exposições, M-Talks, cinema, teatro, dança, música e uma edição literária com chancela própria.

Os 21 filmes que compõem a mostra, e que foram selecionados por um júri composto por António Roma Torres (psiquiatra, escritor e crítico de cinema), Catarina Belo (cineasta e documentarista), Eurico de Barros (crítico de cinema), Maria João Barros (psicóloga) e Rui Henriques Coimbra (escritor e jornalista que chegou a ser correspondente do Expresso em Los Angeles), abordam temas como o suicídio, depressão, adições, demências, autismo, stress pós-traumático, deficiências mentais, esquizofrenia, bipolaridade e FOMO.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, irá marcar presença na inauguração do Festival da Saúde Mental cuja cerimónia decorrerá no 1 de novembro, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa.

Sugestões de Agenda